HIBRIDOS CLUBE

Para condutores amigos do ambiente (hibridosclube@gmail.com)
Data/Hora: 22-03-10, 4:58

Todos os horários são GMT + 1 Hora

26th Oct 09 - For urgent error, please post at our FaceBook group. Support platform will be back within 1-2 days.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 94 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Toyota Prius 2009 - 160 cv grande máquina.
MensagemEnviado: 31-10-08, 10:32 
Híbridista

Registado: 31-01-08, 11:15
Honestamente, as soluções empregues no Civic IMA e no Prius são muito imperfeitas, soluções de "1ª fase", sem futuro. Os ganhos são marginais e os custos elevados.

A "2ª fase" terá que dar primazia ao eléctrico como motor principal num dueto em que o eléctrico é plug-in e o otto é o "carregador de emergência", actuando automaticamente quando o esforço é muito, ou prolongado, e a recuperação de energia das travagens e desacelerações não chega.

Esta fase será muito mais duradoura do que a actual, visto que a parte plug-in será a principal, sem adbicar no entanto da segurança psicológica de ter autonomia garantida no próprio veículo, com custos muito redizidos.

Neste esquema não há lugar para sistemas (como o do Prius) em que há partilha da transmissão: o otto nem será preciso para assegurar a tracção, sendo o seu papel "despromovido" de tracção para "carregador de pilhas".

MensagemEnviado: 31-10-08, 12:43 
Híbridista

Registado: 10-12-06, 17:03
Yup, essa parece-me a boa direcção.

Só acrescentava uma coisa: dava imenso jeito fazer os carros mais pequenos e mais leves. Poupar-se-ia muita energia assim. Este 'downsizing' nem é descabido ou utópico: em cidade esses atributos são mais-valias.

Para auto-estrada penso que o motor diesel continua a ser uma boa opção, mas o futuro pode passar por melhores transportes públicos e aluger de viatura à chegada.

MensagemEnviado: 31-10-08, 18:05 
Site Admin

Registado: 21-10-06, 18:53
na minha opinião essa segunda fase do wisemax, nunca irá chegar (ou se chegar, acabará num instante), pois o que acontecerá de certeza é os hibridos tal como são e a seguir os EV, não acho que seja solução o downsing do motor termico, pois isso será sempre uma diminuição de eficiência, basta comparar por exemplo o consumo de um 1000cc com um 2000cc, será que tendo metade da cilindrada também tem metade do consumo?
basta ver o caso do gm volt em que com esse conceito os consumos andam lá por cima e compará-lo com o tesla nem sequer tem comparação qual o mais eficiente.
não sei se dá para perceber o meu ponto de vista.
para autoestrada o diesel será boa opção enquanto for permitido a sua poluição.

http://www.hibridosclube.com

Perfil Email  

MensagemEnviado: 31-10-08, 20:57 
Híbridista

Civic, o motor térmico, na era dos "plug-ins" está condenado à função de gerador eléctrico (carregador de pilhas): é a única forma de garantir autonomia muito maior (mesmo na ausência de infraestruturas eléctricas) e nem gastará quase nada (assim tipo os maravilhosos geradores da Honad, dos quais tenho um).

Puxar as rodas ficará (definitivamente!...) para o(s) motor(es) eléctrico(s).

Oh, e nem isso, depois que as novas pilhas de iões de lítio com 90% da carga total disponível ao fim de 10 minutos de carga se espalharem suficientemente (já há para computadores!). Isso e uma distribuição de rede eléctrica "taxada" por grandes vigaristas ao minuto!...

Claro que a electricidade vai ficar pelos olhos da cara: para os Governos é uma forma original de se vingarem e voltarem a cobrar o famigerado imposto sobre os "combustíveis"!....

Se pensam que estou a fazer futurologia... desenganem-se! Isto é pura economia política em acção!...

Desenganem-se - o único resultado líquido será a... ausência de poluição sonora e gasosa.

Mas lá haverá os artistas da desgraça a avisar e a berrar que as radiações electromagnéticas dos motores das carroças faz cancro, produz defeitos abortivos nas criancinhas, faz impotência e (para alguns) é mesmo proibída pelo Senhor (Alá ou outro qualquer). Acreditem-me: a natureza humana não muda!... Eles taxam as ondas microelectromagnéticas (vulgo ondas hertzianas, comunicações sem fios, etc.) - agora taxarão também as eléctricas!...

Ficam já avisados para não andarem a somnhar acordados: Será mais barato, mas vem aí o famoso imposto (brutal) sobre... os KW de potência eléctrica dos vossos novos e silenciosos bólides!...

Eles até vão inventar um imposto sobre a "não-poluição" sonora ("Ah, julgavas que lá por não fazeres barulho escapavas?...nah, nah!"!...

MensagemEnviado: 01-11-08, 1:10 
Híbridista

civic Escreveu:
basta comparar por exemplo o consumo de um 1000cc com um 2000cc, será que tendo metade da cilindrada também tem metade do consumo?

O downsizing serve essencialmente para baixar o peso e, consequentemente, baixar o consumo em cidade.

MensagemEnviado: 01-11-08, 1:16 
Híbridista

WiseMax Escreveu:
Isso e uma distribuição de rede eléctrica "taxada" por grandes vigaristas ao minuto!... (...) Eles até vão inventar um imposto sobre a "não-poluição" sonora ("Ah, julgavas que lá por não fazeres barulho escapavas?...nah, nah!"!...

Wise, pára lá com isso de achares que os governos querem é chular. Os impostos são contribuições para a sociedade, para o bem de todos. Para acabar com eles era preciso que o estado fosse uma entidade lucrativa e acho que ninguém quer isso.

É verdade que o dinheiro dos impostos é muitas vezes mal gerido. Mas preferias que fosse gestão privada? Eu certamente que não: tirando algumas empresas de topo e outras raras excepções, neste país os privados são um atraso de vida. Não investem um centavo nem têm o mínimo de visão. O estado é quem ainda vai investindo alguma coisa...

MensagemEnviado: 01-11-08, 12:40 
Site Admin

wisemax, estás a dizer precisamente o mesmo que eu, pois a epoca dos hibridos com um pequeno motor termico será menor do que a actual, pois com o aumento da eficacia das baterias não será necessário esse motor, foi isso que eu quis dizer.
até digo mais, duvido que esse tipo de hibridos algum dia apareça, pois basta ver o que as marcas estão a fazer e parece que isso não aparece em nenhuma.

quanto ao gerador que falas, continua a não ser grande coisa pois na situação de carga debita o quê? 3 kw?4 kw? como podes ver o hch tem um motor de 15kw que mal dá para fazer andar o carro, agora imagina esse gerador a carregar as baterias qual seria a autonomia, pois mesmo sendo um motor pequeno continua a ter um nivel de eficiencia muito baixo (comparado com o electrico) por isso digo que o futuro nunca será por aí.
no caso do hch o gerador é o motor dando este para carregar as baterias num instante, já com um pequeno gerador.......

Perfil Email  

MensagemEnviado: 01-11-08, 12:49 
Site Admin

acho mesmo que a eficiencia dum hibrido deve andar por onde anda o hch ver a mercedes que coloca um motor electrico de 20cv também, mesmo em opções diferentes como é o caso do prius, a diferença de consumos para o hch é insignificante, mesmo utilizando muito mais baterias, tendo um motor electrico 3x mais potente não deixa de ser muito parecido ao hch no resultado final, mas muito mais caro. não acho que o caminho a seguir seja o downsizing dos motores termicos mas sim a aplicação a 100% do electrico.
no caso dos citadinos esta tecnologia EV ainda será mais rentavel ainda, pois não haverá tanto o problema da autonomia..

Perfil Email  

MensagemEnviado: 02-11-08, 2:04 
Híbridista

civic, lembra-te que um térmico que seja mero "gerador" tem a vantagem de, quando estiver a trabalhar, o poder fazer sempre em regime de máximo rendimento. Isso deve fazer alguma diferença.

MensagemEnviado: 02-11-08, 10:46 
Híbridista

Civic:

EU (outros pensam o que lhes aprouver) ando em carros com um mínimo de 600 Km de atonomia - e isso é o meu mínimo.
Para muita gente também!...

Depois, quando vou atestar, a operação jamais leva mais de 3 minutos.

Agora compara com isto:

A melhor autonomia dos eléctricos, a conduzir à poupadinho, está nos 300 Km, e isto é se não levar ninguém no carro.

Quando pára, está quilhado:

a) Se não está ao pé da tomada, está f...do.
b) Se tem a tomada... tem no mínimo umas boas horas (actualmente 10!...) para carregar.

Jovem, isto não está com nada.

Mas... se tiver comigo o meu "carregador de emergência, então já posso ir andando e logo à noite, em casa ou no hotel, já se carrega a bateria, com tempo e em bom conforto.

Faz agora sentido para ti?....

MensagemEnviado: 02-11-08, 15:21 
Site Admin

não wisemax, por isso ainda não há 100% electricos, por causa dessa pouca autonomia, é disso que eu falo, apenas digo que não acredito nesse downsizing do motor termico em prol do motor electrico, quando muito será motores equiparados em que a locomoção fica ao cargo do motor electrico e o termico fica como gerador, mas aí teremos não dois mas 3 motores, um electrico, um termico e um gerador, todos eles com capacidade equivalentes (não acho que alguma marca opte por isto num ligeiro de passageiros, existe por exemplo nos comboios)
quanto a teres um pequeno motor\gerador não acredito que depois de fazeres 300km's(autonomia electrica) tenhas que parar umas horas para carregar as baterias, duvido que alguma marca opte por isto, para isso mais vale saber de antemão que o maximo de autonomia é de 300km's e ponto final.

quanto ao que dizes whereagles, os valores que falei dos geradores é no maximo. e basta comparares a eficiencia entre eles que dá para perceber facilmente do que precisas para um motor termico para se equivaler a um electrico, daí a evolução dos hibridos actuais será sem duvidas para os EV.

Perfil Email  

MensagemEnviado: 02-11-08, 18:30 
Híbridista

Mas qual é a tua nóia com as eficiências?? Cada tipo de motor tem as suas limitações.

O eléctrico plug-in com térmico auxiliar parece uma boa solução... a chevrolet foi por esse caminho. Não podem estar totalmente loucos.

Além disso, não te esqueças que o motor eléctrico, apesar da sua grande eficiência, alimenta-se de electricidade, cujos processos produção e transporte estão, eles próprios, longe da eficiência ideal.

MensagemEnviado: 02-11-08, 20:04 
Híbridista

A principal causa da necessidade do "auto-carregador" prende-se com o facto de a regeneração por travagem não ser suficiente e o tempo de carga em plug-in ser demasiado longo.

Há uma alternativa, mas os seus custos são super-elevados (além de ter problemas enormes de distribuição, standardização e confiança): as baterias dos carros todos são iguais (por escalões de potência, é claro) e são trocadas no posto de abastecimento, em vez de carregadas. São eles que as terão já carregadas para o feito: receber as gastas e trocar pelas frescas.

Mas isso é muito longínquo ainda - para já, o qu chateia nos eléctricos plug-in é a autonomia (fraca) e o tempo de carga (longo).

O optimismo do Civic não tem qualquer razão de ser a curto e médio prazo - só no longo prazo - aí sim, é onde se vai chegar dentro de umas duas dezenas de anos.

MensagemEnviado: 02-11-08, 22:06 
Híbridista

WiseMax Escreveu:
A principal causa da necessidade do "auto-carregador" prende-se com o facto de a regeneração por travagem não ser suficiente e o tempo de carga em plug-in ser demasiado longo.

A regeneração nunca poderá passar de residual. 99% da dissipação de energia não vem de travagens mas sim do arrasto aerodinâmico.

MensagemEnviado: 02-11-08, 23:36 
Site Admin

não tenho nenhum optimismo acerca dos EV, apenas não acho que as marcas irão enveredar pelo aumento do motor electrico em deterimento do motor termico, só isso, nem nunca falei da locomoção ser feita pelo electrico ou pelo termico, até concordo que sendo pelo elctrico diminua a mecanica adjacente à transmisão.
acho que ainda não perceberam o meu ponto de vista, mas vou tentar outra vez, comparando o prius com o hch temos duas linhas diferentes em que o resultado final é muito parecido, pois nos 2 casos temos motores termicos de dimensões normais e num temos um motor electrico grande (68cv) e noutro um mais pequeno (20cv), nos 2 casos temos as potências conjuntas parecidas e performances parecidas, mesmo com as diferenças de tecnologias, na minha opinião dá para perceber qual é a que irá vingar mais, pois basta ver o preço das 2 opções e o custo das tecnologias para a marca, no caso do prius À uma maior complexidade do sistema, mais mecanica, mais baterias, etc.
um hibrido será sempre um hibrido, a chevrolet não foi por esse caminho como dizes whereagles, pois utiliza um motor de 1000cc com turbo, não acho que seja um downsizing assim tão notorio, até porque em termos de consumos a marca anuncia uns 6L\100, sendo ele um prototipo vamos aguardar a ver se será assim, pois uma autonomia de 40 milhas em modo EV, não vejo onde esteja alguma supermacia desse hibrido, se for utilizado como tal, pois neste caso do chevrolet não existe nada ainda de muito concreto acerca do gerador e qual a sua capacidade, pois sendo o motor electrico também o gerador, quer dizer que ao fim das 40 milhas teremos que parar para as carregar, certo? pois no caso de um sistema ao contrario (sendo o motor termico o de locomoção) o que acontece é ficarmos sem baterias, mas seguimos viagem, acho sim que o volt será uma mais valia como EV e utilizando-o em cidade.
quando falo de eficiência electrico\termico é mesmo na optica de fazer mais km's com menos custo, pois usar um termico na porpulsão ou na carga das baterias não vai mudar a sua eficiência.

Perfil Email  

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 94 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Todos os horários são GMT + 1 Hora

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

CREATE FORUM by CreateForum. Create your FREE FORUMS HOSTING now! - JAPANESE ACCESSORIES
PRIVACY POLICY