Terror do Galinheiro Escreveu:
Pois é mónica, dá mesmo que pensar. E não me parece ser preciso criar uma comissão para creditar o que parece ser evidente.
É verdade o 190D é um martir, aguenta com tudo e está permanentemente a requisitar peças (não es esqueças que são veiculos com uns aninhos valentes). Se bem me lembro do estudo europeu, o Prius tem uma taxa até 5anos de normal-funcionamento de 98.6%. Que é como quem diz ao fim de 5 anos só um Prius em 100 teve uma avaria realmente importante, algo que afecta-se a segurança ou a mobilidade.
Para distâncias extra-urbanas os diesels são bons dependendo da situação: tens de perceber qual é a velocidade média de deslocação, distância, trajectos tomados, tipo de carro.
Neste caso dou-te três exemplos tão dispares como a realidade que nos leva a ter necessariamente a avaliar cada situação como una.
1º- O meu caso. Quando vou para o trabalho faço 16+16km, 20 em AE e 12 em cidade. o Jazzo (83cv) gasta 5.5L.
2º- Um colega tem um Linea 1.3 diesel com 90cv. Fazemos grosseiramente o mesmo percurso. Ele gasta 5.5 a 6 L.
3º- Uma colega da minha mulher tem um C3 diesel com 70cv. gasta 4.5-5L. Faz a mesma distancia mas mais AE.
O tipo de condução é +/- igual.
O C3 gastou menos é verdademas também é o menos potente (e acredita que se nota). O linea é o bem mais potente e gasta mais 1L que o C3. E embora o Linea seja pouco mais potente que o Jazz, gasta mais ou menos a mesma coisa.
agora se estiveres a considerar motorizações mais potentes (digamos > 140 cv) aí induscutivelmente tens razão.
Se formos discutir o preço dos combustíveis então mudamos o tema de conversa é aí, por enquanto, existe vantagem para o diesel. Não sei por quanto tempo.
Onde tu já vais....
Eu apresentei a foto do Prius em comparação com o C180 precisamente para se verificar que nem era preciso um M3 para se obterem consumos no híbrido superiores ao carro convencional. Foi só por isso que apresentei essa foto. Obviamente que um M3 a gastar menos do que um Híbrido ainda causa mais impacto, mas isso retratava o video inicial.
Agora tens todo o direito de não acreditar nos valores dos consumos que a foto documenta.
Não te estou a impingir nada.
Trazes mais 3 carros à conversa que nada têm a ver com o Prius nem com o M3.
Acredita apenas no que quiseres. E desse direito também eu me reservo de o subscrever.